Contato

O Comitê de Desenvolvimento Sustentável de Porto de Moz (CDS) é o representante institucional das comunidades do município Porto de Moz. O Comitê congrega as associações de 20 comunidades do município, a colônia de pescadores e a Associação de Mulheres Emmanuela que promove a geração de renda pelas mulheres a partir do uso sustentável de recursos florestais não madeireiros. O CDS desenvolve o trabalho de representação política das comunidades do Município e funciona como interlocutor diante dos órgãos do governo. Adicionalmente, o CDS gerencia projetos específicos de apoio produtivo às comunidades com fundos recebidos do governo brasileiro e de organismos internacionais. Entre as ações foco do CDS está o apoio às comunidades na construção dos acordos de pesca, na gestão florestal e a representação junto ao Conselho Gestor da Reserva Verde Para Sempre. Neste projeto o CDS apoiará na construção e implementação dos sistemas de governança de pesca, madeira, não madeireiros e búfalo junto aos produtores de Porto de Moz.

Contato: Agostinho Tenório. Fone: 93 – 37931733 - agostinhotenorio@gmail.com

Fundação Viver, Produzir e Preservar (FVPP) congrega os movimentos sociais de onze municípios da Transamazônica e três do Baixo Xingu. Entre os associados à FVPP está o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Medicilândia. A FVPP desenvolve o trabalho de representação política dos agricultores familiares e funciona como interlocutor diante dos órgãos do governo. A FVPP trabalha em diferentes frentes que buscam o fortalecimento da agricultura familiar na região, incluindo atividades de educação através das casas familiares rurais, alternativas produtivas e a busca de políticas de crédito e assistência técnica adequadas às condições locais. Em Medicilândia, em conjunto com o STR, a Fundação vem apoiando os produtores de cacau na organização para a comercialização através da Cooperativa de Produtores Orgânicos da Amazônia (COPOAM). Neste projeto a FVPP apoiará na construção e implementação dos sistemas de produção e comercialização da agricultura diversificada e de cacau junto aos produtores de Medicilândia.

Contato: José Adelson da Silva. Fone: 93 35152406 ou 3013 adelsonxingu@yahoo.com.br

Serviço de Apoio à Produção Familiar na Amazônia, Belém, Brasil (Serviço Cerne) - tem por missão contribuir tecnicamente para que a produção familiar se fortaleça como alternativa de desenvolvimento para a Amazônia, fomentando a construção de políticas públicas com base nos interesses e capacidades dos produtores. O Cerne tem por objetivo precípuo prestar serviços técnicos para o desenvolvimento socioeconômico da produção familiar. É formado por um conjunto de técnicos de diferentes especialidades (de ciências sociais, agronomia e florestal) com experiência comprovada de trabalho junto a produtores familiares na Amazônia. O Cerne foi o principal facilitador no processo de construção desta proposta reunindo com os produtores e suas organizações em Porto de Moz nos meses de maio e junho de 2009 e com os órgãos associados (Ibama, SFB e ICMBio) para discutir seus interesses no projeto. No projeto o papel do Cerne será principalmente o de facilitar e coordenar o trabalhos dos GARs e também de catalisar e organizar os processos de comunicação e intercâmbio entre os diferentes atores.

Contato: Claudio Wilson Barbosa. Fone: 93 3515 1843 claudio.barbosa25@gmail.com

Albert-Ludwigs Universidade Freiburg, Alemanha – Freiburg tem um histórico longo de pesquisa em questões relacionadas a floresta tropical, incluindo aspectos ambientais e no manejo de florestas tropicais e subtropicais na América Latina, África e Ásia. Mais de 30 teses de Doutorado e numerosas dissertações de Mestrado relacionadas ao tema de manejo florestal e desenvolvimento rural foram feitos durante os últimos 20 anos. O instituto de silvicultura tem uma competência documentada em coordenar grandes projetos interdisciplinares, alguns destes financiados pela União Européia. A Universidade de Freiburg foi coordenadora do Projeto Forlive de onde resultou a parceria com o CDS e FVPP, a criação do Serviço Cerne, e as discussões iniciais sobre este projeto. Freiburg está liderando o consórcio e está encarregado de todas as questões de gerência e coordenação. Fará a ligação entre os componentes do projeto e manterá a comunicação com a Comissão. Além disso, é responsável pelo componente acadêmico.

Contato: Benno Pokorny, benno.pokorny@waldbau.uni-freiburg.de

Coordenação Regional: Ana Paula Sousa, Fone: 93 35152406 ou 3013, paulinhaxingu2@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário